Técnica Sacro Occipital
A Técnica Sacro Occipital ou SOT como é conhecida é um método complexo de análise e tratamento dentro da Quiropraxia. Ela é conhecida como uma das técnicas mais difíceis e complexas da profissão. Seus resultados são impressionantes e atingem as mais diversas áreas da saúde.
O objetivo do tratamento é sempre de melhorar a saúde e a qualidade de vida, independente de o paciente ter uma condição dolorosa ou não. Nosso objetivo é sempre facilitar o funcionamento do corpo que tem a inteligência necessária para reparar, recuperar e curar o que for necessário.
A técnica Sacro-Occipital é para todos os pacientes. Sem restrições de idades e sem contraindicações absolutas. É uma técnica muito variada que prioriza o conforto do paciente com ajustes indolores e delicados.
É uma especialidade que requer muito estudo e certificação. Todo método é baseado em protocolos bem fundamentados e padronizado internacionalmente pela SORSI, instituição criada por M.B.DeJarnette, o idealizador da técnica.
As certificações são: Proficiência básica, proficiência avançada, craniopatia, diplomação e fellowship.
A técnica possibilita o Quiropraxista dar um enfoque diferente ao seu tratamento e obter resultados melhores e mais rápidos. Há inúmeras indicações, mas a melhora em quadros relacionados às alterações viscerais (pelo tratamento incluir a manipulação dos órgãos) e de quadros relacionados ao funcionamento cerebral (pela técnica incluir a manipulação do crânio, a estimulação do fluxo do líquor e a reorganização de padrões neurológicos) chama a atenção.
Esse de fato é o maior diferencial: corrigimos além dos desalinhamentos nas vértebras da coluna, alterações nos ossos do crânio (que incluem a mastigação e problemas na ATM) e alterações viscerais, na palpação e tratamento direto sobre o abdômen e o tórax.
No dia a dia do consultório, atendemos pacientes com as mais diversas queixas, geralmente são limitações articulares, dor nos movimentos, inflamações, hérnias de disco, bicos de papagaio (osteofitose), artrites, artroses, torções, distenções, dores generalizadas na coluna, às vezes com irradiações para braços e pernas, dormências, formigamentos, perda de força e várias outras.
O SOT expande esse quadro, mostrando bons resultados em outras alterações de nossa saúde que estão associadas as que foram citadas acima. São distúrbios gastro-intestinais, alterações imunológicas e respiratórias, alterações cardíacas, dificuldade de memória e concentração, déficit de atenção e hiperatividade, enxaquecas, dores faciais, fibromialgia, etc. Quadros mais complexos, que alteram muito o padrão de funcionamento do corpo.
Seu método de diagnóstico é baseado em padrões neurológicos e na relação das estruturas do corpo. Tudo é levado em consideração: os desalinhamentos nas vértebras da coluna, padrões de alterações músculo-tendíneas, distorções na pisada e o posicionamento dos ossos do pé, desalinhamentos de tornozelo, joelho e quadril, o comportamento das vísceras (estômago, intestino, fígado, etc.) e especialmente o funcionamento das articulações sacro-ilíacas (que são à base do nosso corpo), a circulação do líquor, e o funcionamento do crânio e do cérebro.
Seu nome (sacro-occipital) traduz um pouco o enfoque do tratamento, que é tratar o corpo como um todo, interligando as queixas do paciente com todas as alterações. Esses dois ossos, o sacro (que é à base da coluna vertebral) e o occipital (que é o osso da nuca) mostram uma relação de reciprocidade muito importante. A mesma que acontece entre outras vértebras da coluna e interliga todo nosso corpo.
Aqui no Brasil, o ensino, a titulação e todos os direitos são regulamentados pela SOTO-BR. Maiores detalhes podem ser encontrados no site: www.sotobrasil.com.br