Neurociências /
Neurologia Funcional
A neurociência é o estudo científico do sistema nervoso. É uma disciplina muito antiga que vem ganhando adeptos e subdivisões, devido à tamanha complexidade desse sistema que "comanda" todo nosso corpo e é responsável pela nossa homeostase.
O objetivo de estudar o funcionamento do sistema nervoso como Quiropraxista surgiu a partir da filosofia básica da profissão, que conceitua o complexo de subluxação vertebral como um desalinhamento das articulações da coluna vertebral capaz de alterar o funcionamento do sistema nervoso.
É fascinante buscar essas relações entre as funções mais básicas e primitivas (como um reflexo de retirada), com as funções mais superiores (como a cognição) e tentar entender como tudo se relaciona.
É necessário na Quiropraxia e na Nutrição que o profissional entenda o quadro exibido pelo paciente. Como a queixa apresentada interfere no padrão de funcionamento de todo o corpo, em especial do cérebro. Quais áreas do cérebro vão receber e processar essas informações e quais vão reagir e comandar uma resposta. O sistema nervoso está intimamente ligado a todo nosso corpo e ao seu funcionamento, é ele quem organiza e coordena todas as nossas funções.
O sistema nervoso está intimamente ligado a todo nosso corpo e ao seu funcionamento, é ele quem organiza e coordena todas as nossas funções.
Uma premissa presente na filosofia da Quiropraxia afirma que se o sistema nervoso estiver funcionando sem interferência, na sua capacidade máxima, atingiremos nosso potencial total de saúde, sendo o mais saudável possível dentro das limitações individuais. Com o sistema nervoso funcionando de forma regulada, com todos estímulos e nutrientes que ele necessita, nossas células serão mais saudáveis e todos nossos sistemas funcionarão melhor. Teremos mais facilidade em combater as ameaças a nossa saúde, como os vírus, as bactérias e os fungos, lidaremos melhor com o stress do dia a dia, melhoraremos nossa capacidade de curar as doenças, de cicatrizar ferimentos, de reabilitar um trauma, enfim, de manter o equilíbrio interno do nosso organismo.
Obviamente isso depende de um cuidado especial que devemos ter com a nossa saúde em todos aspectos. A Quiropraxia e a Nutrição, ou seja, o cuidado com a coluna e articulações, com a alimentação e nossos hábitos de vida, colaboram de mais nesse processo, mas sem dúvida, melhorar a função do cérebro e do sistema nervoso potencializam ainda mais os resultados.